O Perdão e o bem-estar espiritual

Em um recente editorial publicado na American Journal of Public Health, importante revista de Saúde Pública americana (acesso livre, para ler na íntegra clique aqui), o autor argumenta que o perdão deve ser considerado questão de saúde pública por ser capaz de promover a saúde e o bem estar integral do indivíduo.
Ele descreve o conceito do Perdão como uma forma de Amor em direção ao outro, promotora de compaixão e harmonia nas relações humanas. Diferentemente da reconciliação ou do simples esquecimento dos fatos, com o Perdão, há o sentimento sincero de bem-querer o outro, a substituição de emoções negativas por pensamentos positivos em relação à outra pessoa.
O autor também cita modelos de promoção do perdão, com estudos sugerindo redução nos níveis de depressão, ansiedade e abuso de substâncias, além de maior satisfação com a vida, suporte social e bem-estar espiritual.

Então vamos colocar em prática?!

Neste vídeo, a médica de família e comunidade e terapeuta prânica Vanessa Matulaitis Ratuchenei promove a "Oficina do Perdão", um método que alia meditação, autorreflexão, busca da paz interior e do perdão para a promoção da saúde integral.





Comentários